Nesta sexta-feira, 11, acontece o Aberto Nacional de Beach Tennis Balneário Rincão. A arena será inaugurada com o Campeonato Amador, que seguirá com as disputas até o dia 13. A entrada é gratuita e prevê reunir vários turistas e torcedores. O Programa Adelor Lessa desta manhã, entrevistou alguns nomes importantes envolvidos no esporte.
A disputa antecede o tão esperado Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed, entre os dias 17 a 20. “A FCT é uma das maiores incentivadoras, não só do Beach Tennis como também do Tênis e Tênis em cadeira de rodas”, destacou o presidente da FCT, Alexandre Farias.
Ainda de acordo com o presidente da FCT, o Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed será o maior evento da modalidade no mundo e com o maior line-up da história, trazendo 18 nomes do ranking mundial da categoria masculina e 16 da feminina. “Nunca foi montado no Brasil e no mundo, desde a criação do Beach Tennis em 2009, um torneio com essa envergadura. É algo fenomenal”, disse.
O Beach Tennis em Criciúma
Wagner Soares Pereira, o Waguinho, é professor de Beach Tennis em Criciúma desde 2016, quando o esporte começou a ser praticado na cidade. O seu filho, Pedro Silva dos Santos da Rosa seguiu o exemplo, atualmente também dá aulas direcionadas ao esporte e estará na competição do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed.
“O Beach Tennis veio pra ficar. Já estamos há quase seis anos trabalhando e ajudando as pessoas através desse esporte que é de fácil acesso e extremamente democratico. Nós auxiliamos alunos que nunca tinham feito nada e conseguem se inserir facilmente na modalidade. Sem contar a energia que trás”, salientou Waguinho durante entrevista.
A modalidade chegou no país em 2008, no estado do Rio de Janeiro e desde então vem apaixonando vários estilos de pessoas, até mesmo as que se denominam sedentárias. Segundo o presidente da FCT, só no Brasil já são registrados 400 mil praticantes do Beach Tennis. No mundo, são 1,2 milhão de pessoas.
Amantes do esporte
Itá, o Antônio Luís Sartoretto, é um dos atletas que também se inseriu no Beach Tennis. Ele foi capitão do Criciúma Esporte Clube e campeão da Copa do Brasil em 1991, em uma final contra o Grêmio. “Sou bem iniciante mas tô me dedicando muito. É um esporte que não precisa tanto vigor físico, o jogo é em um campo reduzido”, disse o ex-jogador de futebol.
O diretor comercial do Giassi Supermercados, Osni Giassi, também foi um dos nocauteados pelo esporte. Anteriormente, ele já praticava tênis amador. “Quando conheci o esporte ele ainda não tinha vindo pra Criciúma, nem raquete para comprar existia por aqui, era só no Rio de Janeiro. Agora já fazem dois anos que pratico, conseguindo reunir minha família”, disse.
Ouça as entrevistas completas abaixo: