Sindilojas firma acordo com Sindicato dos Empregados do Comércio para abertura no feriado do Dia do Trabalhador em CriciúmaA abertura do comércio em Criciúma será facultativa no feriado do Dia do Trabalhador, este sábado, 1º de maio. A decisão foi acordada entre o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Criciúma e Região (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados do Comércio em uma Convenção Coletiva do Trabalho.
O período de trabalho máximo no dia é de 7h20 e o trabalhador que ultrapassar quatro horas de contribuição terá direito a R$ 50 em vale-compras, vale-alimentação ou em espécie. O acordo obriga que as empresas forneçam aos empregados alimentação e vale transporte de forma gratuita. Além disso, o colaborador que trabalhar no feriado deve ganhar um dia de folga nos 30 dias posteriores à data.
Já as feiras livres e mercados, comércio varejista de supermercados e hipermercados (inclusive os transportes a eles inerentes), cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos, estão excluídas por Lei do pagamento do referido valor.
O presidente do Sindilojas, Renato Carvalho, avalia a decisão como a melhor escolha para o momento de crise. “O sindicato conseguiu entender a nossa solicitação e o esforço para a abertura se deu para que o varejo da cidade possa ter mais chances de se recuperar”, afirma.