Com o objetivo de alertar a população sobre a alta carga tributária paga no Brasil, a 16° edição do Dia Livre de Imposto no comércio ocorre nesta quinta-feira, dia 2, em Santa Catarina. Ao todo, 18 cidades do estado, como Orleans e Urussanga, participam da data.
Segundo o vice-presidente de Aperfeiçoamento e da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) Jovem da Federação Catarinense de Dirigentes Logistas de SC, Neivor Bussolaro, durante a data, o comerciante escolhe alguns produtos da sua loja, dos quais são calculados os impostos cobrados sobre esse produto. Após isso, o item é vendido com o abatimento do imposto que não será cobrado.
“Eu acho que é uma forma dele alertar a comunidade, o seu cliente. É uma oportunidade dele acabar atraindo novos clientes para a sua empresa ou loja. É um modo de você vender a sua loja, e mostrar que está preocupado com essa cascata de imposto que pagamos diariamente”, comenta.
A data não foi escolhida ao acaso. De acordo com Bussolaro, os brasileiros trabalharam em media de 147 a 157 dias por ano apenas para pagar impostos. “Ou seja, já trabalhamos 5 meses pro governo, agora vamos começar a trabalhar para nós”, ressalta.