Balneário Rincão é um município que multiplica a sua população durante o verão. Os comerciantes precisam aprender a lidarem com a sazonalidade. Conforme a vice-presidente da CDL, Julia Saneripp, em 2019 já foi possível identificar uma mudança no perfil dos compradores e desde o último mês as vendas aumentaram.
“No começo de novembro já percebemos uma mudança bastante grande para os lojistas. Os turistas estão com muita curiosidade para ver como está o calçadão, eles já vem adquirindo produtos e agitando as lojas do Rincão”, disse Julia, durante entrevista ao Ponto Final.
Segundo ela, pessoas de outros países começaram a chegar no Rincão, o que não era comum em outros verões. “Existe uma grande proporção de lojas, principalmente restaurantes e bares, tem alguns com uma estrutura fixa para o ano inteiro, mas só abrem no verão”, citou.
O comércio, agora no verão, vai atender das 9h às 12h e das 14h às 20h, na véspera de Natal, terça-feira, 24h, as lojas fecham às 16h. “O planejamento acontece de uma maneira automática. Aumenta 80% o fluxo durante o verão, então ainda é difícil a gente fazer um planejamento. Em 2019 já foi atípico, até por causa dessas novas estruturas”, concluiu.