Oficialmente criada, a comissão que vai trabalhar pela implantação do serviço aeromédico no Saer Sul terá sua primeira reunião nesta quarta-feira. "Somos um grupo regional, com lideranças de diversos segmentos, formadores de opinião e conhecedores da questão da segurança", explica o vereador Tita Beloli (MDB), de Criciúma, que no ano passado foi autor de requerimento encaminhado ao prefeito Clésio Salvaro solicitando a montagem do grupo.
"É uma bandeira que levantamos lá atrás com o Mondini (delegado Gilberto, coordenador do Saer Sul), que é um sonhador desse projeto. Hoje o helicóptero está fazendo o serviço aeropolicial, dando todo o suporte para a segurança na região", comenta o vereador. "Depois que veio essa aeronave, a segurança melhorou bastante", completa.
A intenção é montar uma equipe técnica, com médico e enfermeiros, para atuar junto ao Saer. "Para atendimentos primários, de primeiros socorros, quando acontecer o acidente já estejam com a aeronave para socorrer a vítima", adianta Beloli.
Uma das ideias da comissão é formar um grupo e ir a Chapecó, conhecer o modelo implantado no oeste. "Lá eles já tem o aeromédico, queremos trazer esse molde para cá", observa o parlamentar. "E será um serviço regional, não apenas para Criciúma, mas para 50 municípios de Passo de Torres a Imbituba", complementa.
Ouça mais detalhes na entrevista do vereador ao Jornal das Nove na Rádio Som Maior.