As atividades do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Santa Catarina foram retomadas na última semana. A primeira reunião do ano foi realizada de forma híbrida, sendo sediada no Auditório do Cobusiness, junto ao Centro Tecnológico Satc (CTSatc), em Criciúma. Na pauta, destaque para o planejamento 2023 e os compromissos dos signatários.
"Entre os assuntos, enfatizamos a importância do preenchimento do relatório de ações realizadas no ano de 2022, que deve ser feito por cada signatário, refletindo o compromisso com o Movimento", explica a coordenadora geral do Comitê ODS de Criciúma, Regina Freitas Fernandes. Segundo ela, por meio das respostas obtidas nos relatórios, é possível traçar um panorama geral dos ODS na região.
Outro tópico foi a eleição dos coordenadores do Comitê Local, que deve acontecer no dia 6 de março, elegendo signatários para as funções de coordenação geral, coordenação geral adjunta, coordenação de mobilização, coordenação de mobilização adjunta, coordenação de comunicação e coordenação de comunicação adjunta. "Trata-se de um trabalho voluntário, sendo o mandato de dois anos", sublinha Regina.
Datas importantes como a Semana ODS em Pauta (22 a 26 de maio) e Semana ODS na Prática (25 a 30 de setembro), também foram ressaltadas. "As expectativas para este ano são as melhores possíveis, principalmente pelo número de signatários do Movimento ODS, que tem crescido significativamente, e pelo engajamento de todos, com práticas criativas e cada vez mais reconhecidas", afirma a coordenadora geral do Comitê ODS Criciúma.
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social, sem fins econômicos, constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico. A finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos catarinenses, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Visa também cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).
Atualmente, em Santa Catarina, são mais de 1.300 signatários, distribuídos em 100 municípios e articulados em 14 comitês, representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. O Comitê ODS Criciúma é composto por quase 90 signatários.
Os interessados em aderir ao movimento devem procurar o Comitê ODS Criciúma pelo e-mail [email protected].