A unificação dos tributos nacionais, estaduais e municipais está sendo pauta no Legislativo Nacional. A Reforma Tributária, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira, deve ser votada até esta sexta-feira (7). Para Jacob Wobeto, sócio do departamento de consultoria tributária da Martinelli Associados, a proposta tem obstáculos no curto prazo.
Em entrevista à Rádio Som Maior, o especialista explicou as principais dúvidas sobre a Reforma Tributária. “Apesar da simplificação no longo prazo, a gente tem um processo inteiro que deve trazer muita obrigação das empresas em termo de ajuste que vai trazer uma complicação no curto prazo”, comenta o Jacob Wobeto.
[o texto continua após o áudio]
Ouça a entrevista completa com Jacob Wobeto:
A Reforma Tributária deve reduzir o preço da cesta básica?
Jacob Wobeto: "Não consigo dizer se de fato vamos ter a redução, não temos estudo e isso que vejo como a maior crítica ao projeto, ele é importante, é estratégico mas falta se debruçar de fato”.
E as alíquotas?
Jacob Wobeto: "Não existe estimativa do governo federal se vai ser de 15%, 20% ou 30%. Isso é uma preocupação grande porque no final estou passando tudo isso para um aumento posterior e aqui tem um ponto que é importante, a reforma ainda que aprovada tenho uma série de outras leis complementares, é um processo longo do ponto de vista legislativo".