Evento importante amanhã (30) em Criciúma: será feito o lançamento do Projeto de Lei que prevê uma nova matriz econômica para o município. A Lei da Inovação como é conhecida, de autoria do vereador Aldinei Potelecki, prevê incentivos à atividade tecnológica e de inovação, visando o desenvolvimento sustentável do município.
“Estamos trabalhando com essa lei para que o município pudesse ter uma legislação que desse amparo legal às empresas de tecnologia e inovação que estão surgindo na cidade. Essa lei representa um guarda-chuvas legal para essas empresas e empreendedores. Uma vez que esta lei seja aprovada proporcionará um ambiente favorável para a atração de novas empresas. Ela traz inúmeros benefícios, não só para a cidade, mas para a região”, contou Potelecki.
“A Lei vai constituir-se de quatro grandes objetivos: o primeiro é a criação do Conselho Municipal de Inovação, o segundo é o Fundo Municipal da Inovação, o terceiro é o Programa de Incentivo a Inovação e o último o Plano de Inovação, que vai partir do próprio executivo municipal”, explicou o secretário da Fazenda de Criciúma, Celito Cardoso.
Para Claiton Pacheco, empreendedor, com a aprovação do Projeto de Lei, Criciúma se igualará a outras cidades do Estado que já tem programas semelhantes. “Na prática ela apenas nos eleva ao padrão de outras cidades. Ou seja, a gente vai deixar de perder. A gente vem lutando há muitos anos para mostrar para o poder público que outras cidades estão a nossa frente há muito tempo”, afirmou.