A queima de fogos de artifício é um dos momentos mais aguardados quando se fala de réveillon. O show de cores e luzes enche as vistas de quem assiste ao espetáculo. Mas se por um lado a queima de fogos agrada ao público que a assiste, por outro há os que ficam apavorados com os barulhos que ela causa: os animais de estimação.
O medo das explosões acontece porque a audição, principalmente dos cães, é até seis vezes mais sensível do que a dos seres humanos. O barulho deixa o animal agitado e estressado e em alguns casos mais extremos pode levar a morte do pet. Por isso, confira dicas para ajudar os animais neste momento:
1- Não deixe o animal sozinho: o ideal é que o próprio tutor fique com o bichinho, mas caso isso não seja possível, pedir a uma pessoa na qual o pet confie também ajuda;
2- Prepare o ambiente: é importante que o tutor retire objetos que podem ferir de alguma forma do ambiente onde o animal vai ficar durante a queima de fogos.
3- Não de espaço para fugas: muitos animais, na hora do desespero, tentam fugir, por isso, é fundamental manter todos os ambientes fechados.
4- Carinho pode ajudar: caso seja possível, fique por perto e dê carinho e atenção ao seu pet. Desta forma, ele se sente protegido.
5- Algodão: uma boa forma de amenizar o barulho dos fogos de artifício é colocar tufos de algodão nos ouvidos do bichinho.
6- Truque do pano: Existe um estilo de amarração, que pode ser feito com um pano ou uma tolha, e que envolve o torso do cão em pontos específicos. A técnica criada por uma profissional Linda Tellington Jones funciona como uma abraço e acalma o animal. Lembrando, que esta técnica deve ser usada em cães, já que as faixas podem causar incômodos aos gatos. Confira no vídeo como se faz: