As empresas estão tendo que mudar por conta da pandemia do novo coronavírus. Em um momento em que a grande maioria das pessoas estão reclusas em suas casas, novas estratégias estão sendo traçadas para que novos serviços sejam ofertados com eficiência. De acordo com o diretor de Inovação, Igor Drudi, a pandemia deixará alguns aprendizados ao mundo empresarial - e dificilmente teremos 80% do que tínhamos antes dela.
“O que será do nosso futuro tem a ver com a lógica de trazer o que agrega de mais eficiência operacional para o nosso negócio, os tipos de valores, atitudes, rituais e processos que tornam o negócio mais eficiente e que aprendemos neste período de crise. Adequar os novos comportamentos que as pessoas estão tendo e que a crise intensificou”, declarou Igor.
O diretor de Inovação atenta para o olhar das empresas para algumas questões aprendidas durante o período de pandemia, como o home office, a atuação remota com os clientes e novas formas de comunicação que não necessariamente exigem a presença física. As mudanças e readequações terão que ser mais ágeis daqui para frente.
“Os negócios devem continuar suprindo as necessidades do isolamento que demanda dos indivíduos, mas precisam se atentar a qualidade. Os consumidores já saíram dessa neura de precisar somente de água, comida, energia e internet, estão avançando para mais demandas e sendo bem atendidos por concorrentes. Este período de adaptação e falta de qualidade em alguns pontos já está acabando, tem muita coisa boa sendo feita”, pontuou.
A pandemia promete mudar o comportamento da sociedade como um todo e, por isso, os empreendimentos precisam prever como acompanhar essas mudanças. Atendimentos presenciais, em um contexto de pandemia, devem contextualizar uma maior eficiência. Já o novo normal das empresas no futuro, deve partir do que estamos criando atualmente.
“Vai ter uma readequação de processos, está tendo uma revisão de estratégia de negócio e planejamentos, porque novas empresas estão surgindo neste movimento pandêmico. O novo normal é um redesenho dessas modificações”, afirmou Igor.