De acordo com as estações meteorológicas da Epagri de Bom Jardim da Serra, o frio está sete vezes mais intenso em 2020 se comparado ao último ano. De acordo com o climatologista Márcio Sônego, até o momento, foram acumuladas 480 horas com temperatura abaixo de 7,2°C nas estações monitoradas. Em 2019, no mesmo período, houve apenas 70 horas. Um aumento de 585%.
Em Criciúma também há diferença. De janeiro até o fim de maio houve 43 horas com temperatura abaixo de 7°C. No mesmo período do ano passado não houve nenhuma hora com a temperatura tão baixa.
O climatologista também lembra da diferença no acúmulo de chuva. "Essa semana completou um ano daquela enchente que atingiu Morro da Fumaça, Sangão, aquela região. Agora estamos com um tempo bem mais seco", comparou.
Tempo
O amanhecer foi gelado em Criciúma e região, com termômetros na casa dos 5°C. Na serra, temperaturas negativas novamente. Urupema e Bom Jardim da Serra registraram -2°C.
O dia na região será de tempo bom, esquenta ao passar das horas e deve chegar a 28°C a tarde. Para o final de semana, a temperatura também deve ser parecida. O dia amanhece frio na casa dos 7°C, chegando aos 27°C ao longo do dia, sem chanche de chuva.