Criciúma e região contam com aproximadamente 150 famílias descendentes da origem japonesa. Essas pessoas terão uma representante da região em uma Missão Diplomática do Governo Japonês. A colunista do Portal 4oito e participante do quadro Café Digital no programa Ponto a Ponto, Alê Koga, será uma das sete representantes do Brasil na missão que ocorrerá de 2 a 10 de fevereiro em Tóquio.
A iniciativa é um programa para descentes japoneses conhecer o Japão, com o objetivo de aumentar a compreensão sobre a realidade das comunidades na América Latina e as políticas dos países com descendentes. "Tem-se essa preocupação de fomentar a cultura do Japão e de trazer para a geração mais nova essa cultura", explica. "Então esse programa serve para isso, para fazer a troca e trazer para a região mais fomento da cultura", completa.
Alê será uma dos sete representantes do Brasil na missão que conta no total com 15 participantes vindos de outros países da América Latina e Caribe. Para participar, os participantes precisam ser descendentes de japoneses. "Eu me inscrevi no programa no Consulado Geral do Japão e fui selecionada, representando o estado do Paraná e Santa Catarina", coloca.
No programa os participantes conhecerão um pouco mais da cultura, terão reuniões com o governo e com a família imperial.