Com previsão de 72 horas para o fim das paralisações, os motoristas do Sul de Santa Catarina buscam rotas alternativas para chegar a seus destinos. Após o resultado das eleições 2022, manifestantes bloquearam vias em todo o país. No Estado, são dezenas de pontos que registram interdição. Dos principais trechos paralisados, o Portal 4oito separou algumas rotas de fuga que podem ser usadas como contorno.
- Aeroporto de Jaguaruna – O motorista deve seguir por Criciúma, pelo bairro Próspera, seguindo para Morro da Fumaça, à esquerda, para Sangão e, depois, Jaguaruna.
- Serra do Rio do Rastro – De Criciúma, on condutor deve seguir pela SC-445 até Siderópolis, Treviso, passa por Farroupilha para chegar a Lauro Müller e seguir pela SC-390 até a Serra do Rio do Rastro.
- Gramado – A rota está liberada para passagem de carros de passeio; já caminhões ou veículos de empresas estão bloqueados.
- Florianópolis – O motorista deve passar por Siderópolis, seguir para Treviso, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra, Urubici, passando por Santo Amaro da Imperatriz, seguir até Palhoça e, depois, Florianópolis.
- Forquilhinha/ Araranguá – Acessar o Distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza, em direção a Sanga do Café.