Em reunião realizada na segunda-feira (14), o Conselho do Hospital São José confirmou dívida de R$ 36 milhões do Poder Público com a entidade. De acordo com um levantamento feito pelo estado a dívida começou em 2011.
“Tem diversas origens, não vai haver um motivo só. As contas de saúde são difíceis e por isso, acontecem essas confusões de pagamento”, explicou Sinésio Volpato, presidente do Conselho do Hospital São José e do Observatório Social de Criciúma,
Segundo Sinésio, o faturamento do hospital é reconhecido pela Prefeitura de Criciúma, Governo do Estado e Ministério da Saúde. “A dúvida não é quanto ao serviço, mas sim quanto ao pagamento. O município reconhece R$ 6 milhões das dívidas e vai pagar”, disse Volpato.
Na próxima segunda-feira, dia 21, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde devem se reuniar para discutir a dívida. Nenhum representante do hospital estará presente. “Afinal essa conciliação vai ser feita, onde nós esperamos dar um passo grande”, afirmou o presidente do Conselho.