Pelos próximos 30 anos o Consórcio Aeroportuário Regional Sul será o responsável pela administração do Aeroporto de Jaguaruna. A decisão vem de leilão na manhã desta quinta-feira (28) na sede da B3, em São Paulo e entra para a história como a primeira Parceria Público Privada (PPP) do Governo de Santa Catarina. O consórcio é formado pelas empresas RDL e Planaterra e atuará na manutenção e expansão do aeroporto. O investimento estimado no projeto ao longo das três décadas poderá chegar a mais de R$ 70 milhões. Esses valores compreendem um aporte inicial, contraprestação anual e o eventual alargamento da pista. " É um trabalho que vai transformar o Aeroporto de Jaguaruna em um exemplo no atendimento aos passageiros. A região Sul vai poder contar com um ótimo aeroporto. Vamos ter mais opções de voo, conforto e segurança. Que seja a primeira de muitasQue seja a primeira de muitas", disse o Governador Jorginho Mello (PL) ao bater o martelo.
Como se trata de uma modalidade de PPP patrocinada, caberá ao Estado fazer aportes limitados ao valor total de R$ 2,020.000,00, que serão liberados à medida que os investimentos forem realizados, além de contraprestação limitada ao valor de R$ 158 mil ao ano. A oferta vencedora do leilão garante uma contraprestação mensal de R$ 13.250,00, um deságio de 80% (esse percentual representa desconto em relação aos aportes que cabem ao Estado).
Maior fluxo de passageiros
O Aeroporto de Jaguaruna movimenta atualmente cerca de 11 mil passageiros por mês, chegando a 133 mil em 2023. O pico das operações ocorreu em 2017 quando foram registrados 143 mil passageiros. Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano. "Esta concessão é um marco para a história de Santa Catarina. Temos confiança de que o Aeroporto de Jaguaruna irá se desenvolver e contribuir para o crescimento da região. Sem dúvida é um grande passo que poderá servir de modelo para outros projetos", avaliou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral. "A concretização desta concessão é um grande passo do Governo catarinense para dinamizar a infraestrutura aérea da região Sul. Este modelo inédito e pioneiro no estado servirá de exemplo para dar a agilidade que o Sul de Santa Catarina precisa", acrescenta o senador Beto Martins.