Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Consultas desmarcadas nos postos de Içara

Município precisa montar esquema especial de atendimento para postos que perderam cubanos

Por Redação Içara, SC, 22/11/2018 - 09:48
Secretária Jaqueline dos Santos / Foto: Divulgação
Secretária Jaqueline dos Santos / Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos gera sérias conse- quências em várias partes do Brasil. Postos sem médicos e aumentos súbitos nas filas vêm sendo percebidos. Na região, o impacto maior está em Içara, que perdeu os nove profissionais de Cuba que atuavam na cidade. “Estamos sem esses médicos. Por isso, precisamos desmarcar consultas que estavam agendadas para as próximas semanas”, explica a secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos.

Para atenuar os impactos, a secretaria montou um esquema entre os cinco médicos brasileiros do Mais Médicos que continuam atendendo em Içara, somados a seis profissionais já vinculados à rede municipal. “Eles vão se revezar entre as unidades que perderam os cubanos para que nenhuma fique sem assistência”, informa. “Serão pelo menos 12 dias de dificuldades. Temos 18 unidades básicas, oito contavam com cubanos”, contabiliza.

A secretária ainda lembra da surpresa que foi a perda repentina dos cubanos, que já deixaram a cidade. “Fizemos reuniões com as nossas equipes, com o Hospital São Donato também, a demanda no hospital irá aumentar, em decorrência disso resolvemos contratar dois médicos em regime de urgência até 7 de dezembro para ajudar a atender e diminuir o impacto que essa ausência vai ocasionar”, comenta Jaqueline.

Ontem, a Prefeitura de Içara procurou médicos que tivessem interesse em fazer o atendimento emergencial por 12 dias, que é o período estimado para que o impasse do Mais Médicos esteja resolvido.

Menos atendimentos

Sobre a agenda das consultas que estão sendo canceladas, a secretária lembrou que “se tratam das que não eram de urgências, para que os médicos que restaram possam, nestes dias, dar o atendimento prioritário”. A meta é normalizar o serviço a partir da regularização dos novos médicos contratados pelo programa.

“Içara contava com nove cubanos pois não houve interesse de nove brasileiros pelas vagas. Esperamos que agora médicos do Brasil possam aderir ao programa e vir trabalhar conosco. As inscrições pelo edital seguem até o dia 25, no dia 27 sai a listagem oficial, no dia 30 eles se apresentam nas secretarias e em 7 de dezembro começam a trabalhar”, conclui a secretária.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito