A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira (9), contra a Croácia, para buscar uma vaga na semifinal da Copa do Mundo do Catar. A partida começa às 12h, no Estádio Cidade da Educação, em Doha, e é válida pelas quartas de final do Mundial. Este tende a ser o maior desafio do canarinho até aqui, segundo os comentaristas da Som Maior.
"Hoje é o grande teste da Seleção Brasileira desde que se iniciou a Copa do Mundo. O Brasil vem com uma dúvida na lateral-esquerda, o Alex Sandro ainda não se recuperou totalmente para este jogo, então ainda não conseguiu repetir o seu onze ideal na Copa desde que começou", avalia Alex Maranhão.
Já para Niltinho Rebelo, o clima é de otimismo. "O Brasil está numa boa fase. Nas últimas Copas, o Tite com mais experiência conseguiu colocar essa imposição tática, física e técnica em todo o time. Temos todas as condições de passar pela Croácia", afirma.
"Eu acho que a fase de zebra da Copa do Mundo já passou. Eu não vejo a Croácia como um impedimento para o Brasil passar à fase semifinal. A única dificuldade que eu vejo é que de 2018 para cá, a Seleção Brasileira teve apenas dois jogos em que ela teve confrontos contra equipes de bom poderio. Estou colocando o adversário de hoje neste rol", ressalta João Nassif.
O adversário
Vice-campeã mundial, a Croácia carrega a experiência de importantes competições e grandes jogadores em seu currículo. Um deles é Luka Modric, o craque do Real Madrid. Este será o terceiro confronto das equipes em Copas do Mundo.
"Vai pegar uma Seleção Croata que é a atual vice-campeã do mundo, não podemos esquecer isso, inclusive, tem que ser salientado. É um time muito forte fisicamente, acostumado a grandes jogos europeus e seleções deste porte, como a França e Alemanha", comenta Maranhão.
De acordo com Rebelo, o Brasil ainda carrega o favoritismo pelo o que apresentou até agora. "Só que a Croácia é um time chato, que é vice-campeão mundial. Na última Copa, vinha sempre empatando os jogos, levando para a prorrogação e ganhando nos pênaltis. Eles têm essa consciência tática muito grande e jogadores experientes", completa.
Para Nassif, a Croácia é uma 'velha freguesa brasileira' em Copas do Mundo. "Em dois confrontos que aconteceram, em 2006, o Brasil ganhou por 1 a 0 e, em 2014, a partida entre as duas equipes foi a abertura do Mundial, mas o Marcelo fez um gol contra e, depois, a seleção virou e venceu por 3 a 1", conclui.