Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Contra alagamentos, a busca por soluções

Temporal expôs problemas em Içara. Canal auxiliar será feito na Procópio Lima

Por Émerson Justo Içara, SC, 21/02/2019 - 10:00
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por conta das fortes chuvas que atingiram a região na última terça-feira, o tráfego de veículos chegou a ficar interrompido na Avenida Procópio Lima, na região central de Içara. Porém, o trecho não sofreu com o problema somente neste dia. Os alagamentos no local vem sendo constantes. Na busca por solução, o Governo de Içara encaminhou um financiamento de R$ 335 mil junto ao Governo Federal. O processo está em fase de licitação para uma empresa executar as obras.

O empréstimo foi realizado pelo programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. “A cidade de Içara tem naquela região um histórico de cheias, conforme o tempo passa vai se agravando. Acreditamos que com o projeto iremos amenizar e muito essas enxurradas e alagamentos. Teve uma primeira licitação e deu vazia (sem interessados), agora estamos esperando conseguir concluir o processo licitatório para depois executar a obra”, ressalta o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior.

Fonte do problema

Segundo Lodetti, o problema iniciou quando foi executada a pavimentação asfáltica da Avenida Procópio Lima. Nisso, houve a elevação a uma altura acima do que deveria, dificultando a passagem das águas pluviais. “Houve uma elevação e de uns tempos para cá está havendo essa dificuldade. Cada vez que há uma enxurrada, dá problema na transposição dessas águas para o nosso sistema de drenagem que tem ali. O problema de alagamento é de escoamento e de capacidade da nossa drenagem naquele trecho”, relata.

Enquanto isso, manutenções e vistorias

De acordo com o secretário Lodetti, vai ser feito um canal auxiliar de transposição da Avenida Procópio Lima para tirar a água daquele leito quando ocorrem os alagamentos. “Na parte mais baixa da rua tem a calçada, e embaixo da calçada vai ser feita a instalação de drenos de 1,2 metro, numa extensão de 480 metros até fazer a transposição desta parte mais alta da Procópio Lima. Vai cruzar por baixo da SC-445 e vai avançar ao nosso canal que corta logo em seguida, a 60 metros de distância”, explica. O município terá cinco anos para pagar o empréstimo após concluída a obra.

Depois do processo licitatório, os trabalhos serão realizados entre 60 e 90 dias. “Depende das condições do tempo e também do incômodo que a obra vai gerar naquela região. É um local bastante movimentado, que tem um fluxo de veículos acentuado. É o segundo ponto de cruzamento com mais fluxo de veículos de Içara, mas nós vamos tentar tomar todas as medidas cabíveis para poder fazer isto da forma mais rápida e mais segura para a população e para a própria obra”, destaca o secretário.

Enquanto as melhorias não são aplicadas, Lodetti salienta que são realizados serviços de manutenções e vistorias. “Nesta parte mais baixa temos tomado muito cuidado com os dois canais que cortam a cidade. Estamos passando direto para ver se não tem obstrução, mantendo as bocas de lobo limpas para a boa funcionalidade delas e evitar de ter tubos e drenagem quebrados”, conta.

Apesar da obra que será realizada, o secretário observa que não é garantida a resolução do problema. “Içara vai fazer um investimento, mas nunca sabemos qual é o tamanho da chuva que tem por vir. Essa é uma situação que meio que foge do controle das obras. É uma questão daquilo que foi feito com a cidade em um determinado tempo atrás, não houve prevenção de fazer um canal mais largo e ter a condição de receber chuvas maiores e não tão impactantes à cidade”, afirma.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito