Desde a segunda-feira, através de determinação direta da prefeitura, a Afasc tem um controlador interno. É o ex-delegado de Polícia Civil Juarez Medeiros. Ao programa Ponto Final, da Rádio Som Maior o novo controlador falou sobre procedimentos que podem ser tomados na instituição.
"Temos que identificar os pontos fracos. Se não tivesse problemas, não teria acontecido o que aconteceu. Lançamos a primeira normativa para reforçar o recebimento das creches, de quem receber e o que fazer. Encaminhar por e-mail ao setor de compras o recebimento”, mencionou Juarez, reportando-se aos erros que levaram aos desvios de carne da Afasc.
O controlador, no entanto, elogiou a administração da instituição. “Estamos trabalhando, conhecendo a estrutura da Afasc que é enorme. Visitamos as cinco maiores creches, verificando estruturas, é tudo muito bem cuidado com uma gestão de excelência", apontou.
Sobre os procedimentos adotados, Juarez falou que é necessária uma burocrotização no recebimento dos alimentos. “Quando faltava produto em uma creche, ela ia buscar em outra sem qualquer formalidade de procedimentos. A partir de hoje é obrigatório ter essas formalidades. Tá burocratizando a coisa? Sim, um pouco tem que ter. São cinco ou seis itens que tem que ser observados", observou
“A Afasc está bem administrada. Segundo o diretor e o presidente do conselho, para fevereiro ou março a ideia é lançar os procedimentos que fiquem abertos ao público para verificação", finalizou Juarez.