O saque emergencial de auxílio para profissionais autônomos que foram financeiramente prejudicados pelo coronavírus começam a ser pagos nesta terça-feira, 14, para aqueles que não possuem conta na Caixa Econômica. Também conhecido como Coronavoucher, o auxílio de R$ 600 é válido por três meses, a partir do primeiro saque.
“Têm direito ao benefício aquela pessoa que tem mais de 18 anos e esteja na condição de microempreendedor individual, contribuinte individual da previdência ou trabalhador informal, em que a renda não ultrapasse de meio salário mínimo por pessoa numa renda familiar de até três salários mínimos”, explicou a advogada especialista em direito tributário, Márcia Piazza.
Aqueles que possuem o Cadastro Único já podem receber o auxílio, enquanto os demais podem fazer o cadastro via site ou aplicativo da Caixa Econômica. Para aquele trabalhador informal que não possui nem ao menos conta bancária, o benefício também é possível. “Este pode ir direto na Caixa e ela vai disponibilizando na medida em que ele faz o cadastro, uma poupança social digital que é aberta em nome do beneficiário e permita que ele faça o saque do valor”, destacou a advogada.
FGTS
Um certo valor do FGTS também poderá ser sacado pelos beneficiários em breve. O governo federal autorizou o saque do fundo a partir de junho deste ano, com prazo máximo até dezembro. O valor do saque, no entanto, é de até R$ 1.045,00.