O carinho, o amor e a solidariedade podem ser demonstrados das mais diferentes maneiras e alegram o coração de quem pratica uma ação e de quem a recebe. Foi com a vontade de contribuir e ajudar ao próximo que as irmãs Ana Dalsasso e Maria Salete Dalsasso De Bettio, moradoras de Lauro Müller, realizaram a doação de 80 tocas de lã que serão distribuídas aos pacientes do serviço de oncologia do Hospital São José de Criciúma.
“No dia 31 de janeiro perdi meu cunhado para a Covid-19 e minha irmã, que me acompanhou nas doações e em todo o projeto, entrou em uma fase muito difícil. Acabou ficando depressiva, triste e fiquei com muito medo que essa situação se agravasse. Foi então que resolvi criar algo para mudar esse sentimento que ela estava vivenciando. Disse a ela que fiz uma promessa de ajudar as pessoas que estavam fazendo quimioterapia e a convidei para fazer parte deste projeto que era de fazer tocas de lã para doação os pacientes oncológicos. Na verdade, a intenção foi de mostrar a ela que além dos nossos problemas, existem problemas que muitas vezes são maiores que os nossos”, explica Ana Dalsasso.
Foi a partir de então que as irmãs começaram a produzir tocas de lã para serem doadas ao Hospital São José e à Casa Guido. “Ela topou fazer parte deste projeto, comprei lã, agulhas e ela começou a trabalhar, se animou e sentiu que era bom fazer algo pelas outras pessoas. Acabei colocando nas redes sociais a nossa ideia e as doações começaram a chegar. Quem não sabia fazer tricô ou crochê doava as lãs para a gente trabalhar e quem fazia, oferecia as tocas prontas. Conseguimos tricoteiras maravilhosas e juntos começamos a fazer. A campanha tomou uma dimensão muito grande e resolvemos fazer a doação essa semana. Foram 170 tocas de lã distribuídas ao HSJosé e à Casa Guido. Ficamos muito felizes de poder participar de uma ação tão maravilhosa. Esse projeto de olhar para as pessoas com problemas oncológicos foi o projeto mais gratificante, que mais emocionou e mais encheu nosso coração de alegria por poder contribuir”, enaltece Ana.
A confecção das tocas foi realizada com a ajuda de várias mãos solidárias das cidades de Lauro Müller e Orleans. “As toquinhas de lã serão encaminhadas aos pacientes da radioterapia e também do serviço de oncologia do Hospital São José. A motivação delas, além de auxiliar a superar um momento de tristeza e perda da família, irá também aquecer os nossos pacientes. Demonstrações de carinho e solidariedade como estas nos enchem de alegria e gratidão”, enaltece a gerente do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do HSJosé, Renata Mendes Machado.