Se você encontrar um caminhão da Cosip (Contribuição para Custeio de Iluminação Pública), órgão da Prefeitura, realizando alguma instalação de iluminação natalina em uma empresa privada, saiba que não é nenhum desvio de função. De acordo com a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Kátia Smielevski, faz parte de ações para deixar a cidade mais bonita. “Não é um projeto para ajudar empresas”, garante.
As empresas ou entidades, como a Catedral São José, compram as lâmpadas, pisca-pisca ou outros itens e realizam toda a instalação, a Cosip atua apenas fazendo a ligação com a rede geral. Esse tipo de ação conta também com o apoio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), valendo apenas para o período de Natal. Um caso desses foi percebido ontem em uma clínica na Rua Almirante Barroso, no Bairro Comerciário. “Todos os anos essa clínica coloca uma árvore de Natal, é um projeto de Natal. No Sesc e na CDL eles fizeram toda a instalação de luzes e a Cosip fez a ligação. A Prefeitura entra apenas com a mão de obra”, explica a secretária.
Esse tipo de atividade não atrapalha as ações comuns da Cosip, conforme conta o motorista operador, Guilherme Costa Rocha. “Cada equipe tem a sua região, depende do caminhão. É feito todo um planejamento para não atrapalhar os nossos serviços normais”, afirma. A Cosip é responsável pela manutenção corretiva e também por ampliações na rede de serviços.
Problemas com a iluminação
Atualmente existem poucas queixas em relação a roubos de fios de energia e a manutenção de lâmpadas é contínua. “É uma manutenção que é feita diariamente. O que acontece é que algumas pessoas reclamam que é feita a troca de lâmpadas e elas voltam a falhar, ligam três ou quatro vezes e já dão problemas, isso é uma questão de fornecedor, iremos trocar para solucionar o problema”, revela o motorista operador.