Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

COVID-19: Baixa adesão à vacina preocupa especialista diante de nova subvariante

Segundo o médico Renato Matos 64% das mortes por síndrome respiratória ainda vem do Coronavírus

Por Vitor Ávila 21/10/2024 - 10:07 Atualizado em 21/10/2024 - 10:17
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O médico Renato Matos, especialista na área de epidemiologia no sul do país, destacou que a nova subvariante da COVID-19, identificada recentemente em Santa Catarina, não representa uma grande preocupação. "São subvariantes da Ômicron, então não há uma variabilidade significativa. Quem está com a vacina em dia, está protegido”, afirmou.

Porém o especialista alerta para a baixa adesão às doses de reforço. "Infelizmente, apenas cerca de 20% das pessoas que deveriam se vacinar estão tomando a dose da vacina atual. Isso é preocupante, considerando que as vacinas são extremamente seguras e testadas", explicou Matos.

Apesar da redução nos casos, Matos reforça a importância da vacinação, especialmente para grupos de risco. "64% das mortes por síndrome respiratória grave ainda são provocadas pela COVID-19. A vacinação é fundamental, principalmente para pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes", alertou.

Além disso, ele acredita na importância de combater a desinformação sobre vacinas. "Estamos vivendo uma época complicada, em que as pessoas têm receio da vacina, mas são produtos extremamente seguros. A vacinação também reduz o risco de COVID longo, que pode causar sintomas persistentes como fadiga e alterações de memória", concluiu.

Confira a entrevista na íntegra:
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito