Uma blitz educativa realizada pela Racli Limpeza Urbana, na manhã deste sábado (26), no Bairro Próspera, em Criciúma, levou orientações à população sobre o descarte correto de materiais perfurocortantes. A ação faz parte da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da empresa e impactou diretamente cerca de 3 mil pessoas.
Durante a atividade, motoristas e pedestres receberam materiais informativos e foram instruídos sobre a maneira adequada de embalar objetos como cacos de vidro, seringas e lâminas, que representam riscos para os coletores de lixo urbano.
De acordo com a equipe de segurança da Racli, mais de 40% dos acidentes envolvendo coletores são provocados por fatores externos, principalmente pelo descarte inadequado de materiais perigosos. O engenheiro de segurança do trabalho da empresa, Eduardo Barbosa Almeida, destacou a importância da campanha. "Essa campanha é importante para conscientizar a população sobre o descarte correto de materiais perfurocortantes, que geram muitos acidentes aos coletores de lixo urbano e, com isso, acabam gerando afastamentos do trabalho, impactando na quantidade de mão de obra e na qualidade do serviço prestado para a população", afirmou.