A Vigilância Sanitária de Cocal do Sul vai reforçar a fiscalização em estabelecimentos comerciais com o apoio da Policia Militar. A preocupação com a escalada dos números de casos de Covid-19, que chegou a 17 confirmações nesta terça-feira, 26, provocou uma reunião no gabinete do prefeito para definir ações.
Ações de fiscalização em bares, supermercados e lojas cobrará o uso de máscaras e dispersão para evitar aglomeração. Operações devem ser realizadas no período noturno e também nos fins de semana. A secretaria de saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, diz que nesse momento, a população deve ter consciência. “Hoje a ação para conter o coronavírus é mais coletiva, no cuidado no dia-a-dia, do que no setor público. Cada um deve ter consciência dos seus atos para evitar, a contaminação e a proliferação”, diz.
A Polícia Militar deve acompanhar as operações, inclusive com apoio de viaturas de municípios vizinhos, casos necessários. “Estamos a disposição. A Polícia Militar vem realizando diariamente diversas fiscalizações a estabelecimentos e intensificará a fiscalização nos bares, pois nesses locais onde há o maior número de denúncias de aglomeração e desrepeito às normas de combate à pandemia”, afirma o sargento Jaime Cândido.
O prefeito Ademir Magagnin ainda reforça o alerta dizendo que é necessário agir para manter o controle. “Precisamos reforçar as medidas de distanciamento e os protocolos enquanto podemos. Caso contrário podemos perder o controle”, alerta.