O sábado, 19, será de vacinação contra Covid-19 em Criciúma. O Município recebeu novo lote contendo 3.862 doses, e a imunização será retomada das 8h às 17h, em uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) por região (lista abaixo). São 880 doses da vacina Coronavac e 2.982 doses da Pfizer para serem aplicadas em pessoas acima de 49 anos e todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde não liberou vacinação contra covid para pessoas abaixo de 18 anos
Para a imunização é necessário estar cadastrado no Portal minhavacina.criciuma.sc.gov.br e levar documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de residência.
Gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes serão vacinadas somente com indicação médica
A Secretaria de Saúde, por deliberação do Governo do Estado, inicia também no sábado (19) a vacinação das gestantes e puérperas sem comorbidades e lactantes. De acordo com a deliberação, a vacinação poderá ser realizada após avaliação dos riscos e benefícios em decisão compartilhada entre a mulher e seu médico. Também conforme o documento, a vacinação das lactantes será feita naquelas que estão amamentando crianças de até 6 meses.
A ordem de vacinação das lactantes dependerá do quantitativo de doses recebidas do Ministério da Saúde e encaminhadas aos municípios, e deverá atender aos seguintes critérios e datas:
Lactantes que amamentam crianças com até 6 meses de idade: poderão ser vacinadas a partir de 19 de junho;
Lactantes que amamentam crianças entre 6 meses a < de 1 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 26 de junho;
Lactantes que amamentam crianças entre 1 ano a < de 2 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 03 de julho;
Lactantes que amamentam crianças maiores de 2 anos de idade: poderão ser vacinadas a partir de 10 de julho.
Para a vacinação será necessária apresentação de prescrição ou declaração médica atestando sua condição, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS. A imunização deverá seguir as mesmas orientações técnicas de gestantes e puérperas emitidas pelo PNI, inclusive quanto ao tipo de imunizante a ser utilizado (Coronavac).
Grupos que ainda podem receber a vacina
Além das pessoas acima de 49 anos, Criciúma segue com a vacinação em caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores da limpeza urbana, trabalhadores do transporte ferroviário de passageiros e de cargas, professores, pessoas acima de 18 anos com comorbidades, com doença renal crônica em diálise, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, gestantes e puérperas com comorbidades, deficientes permanentes, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional.
Estes grupos, além de estarem cadastrados no minhavacina.criciuma.sc.gov.br, também precisam anexar os documentos comprobatórios, com lista encontrada no próprio portal.
Confira as unidades que estarão abertas por região:
Região do Centro – Salão Paroquial da Igreja Católica de Santa Bárbara
Região do Rio Maina – UBS Wosocris/Rio Maina
Região da Quarta Linha – UBS Quarta Linha
Região do Boa Vista – UBS Pinheirinho
Região da Santa Luzia – UBS Nova Esperança
Região da Próspera – UBS Próspera