Criciúma esgotará as doses da vacina contra Covid-19 nesta terça-feira, 16. Deviso a isso, a vacinação precisará ser interrompida até que um novo lote seja entregue.
A confirmação é do secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande. “Recebemos 4,1 mil doses para os profissionais de saúde e muitas pessoas até questionam porque os profissionais de saúde. Eles precisam estar o mais rápido possível imunizados. Temos um afastamento muito grande de profissionais. Teve um momento crítico em que 20% estavam afastados, não tínhamos técnicos de enfermagem para sequer atender na UTI. Detsas 4,1 mil doses que vieram, temos 124 que já estão agendados para hoje (segunda-feira). Então zeramos hoje todas as vacinas para profissionais da saúde”, destaca.
Idosos
Além disso, a cidade recebeu mais mil doses que utilizou também para vacinar os idosos acima de 90 anos. “Com as vacinas que temos hoje e com as que já estão distribuídas nas unidades de saúde, com os agendamentos feitos, estas mil doses estarão feitas até amanhã (terça-feira). Entre hoje a amanhã não teremos mais vacinas e aguardar os próximos dias. Não se tem data exata de quando estarão vindo as novas doses”, salienta Casagrande.
Depois da vacinação daqueles com mais de 90 anos, Criciúma iniciou a vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos. Nesta etapa já foram imunizados 391 idosos. Os dados e mais o balanço da vacinação no município foram divulgados durante uma live na manhã desta segunda-feira (15), conduzida pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco, e o vereador, Nícola Martins.
Além disso, faltam 90 pessoas para serem vacinadas com a idade acima de 90 anos. O município destinou mil doses para os idosos, que estão sendo agendadas. Na ocasião, o prefeito lamentou que mais de 30 idosos se recusaram a tomar a dose.
Dados da vacinação em Criciúma (Primeira dose):
Profissionais de saúde = 3.813 (60%)
Idosos em asilos = 198 (100%)
Pessoas com deficiência institucionalizadas = 23 (100%)
Idosos acima de 90 anos = 253 (76,44%)
Idosos entre 85 e 89 anos = 391 (36,89%)
No podcast, secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, fala das vacinas da Covid-19: