Nova Veneza endureceu a luta contra coronavírus. Quem não usar máscara na cidade, leva multa. "A cidade é turística e recebe muitas pessoas de outras cidades e outros estados. Com a abertura dos restaurantes o movimento aumentou na cidade e isso despertou a curiosidade da população. Nos dois últimos finais de semana nós contratamos pessoas para abordar e atender sobre o não uso de máscara, brigadianas que estavam aqui no sábado e domingo, mas parece que não foi o suficiente", referiu o prefeito Rogério Frigo, em entrevista à Rádio Som Maior.
A decisão de multar quem não usar máscara foi tomada nesta quarta-feira, 20, depois de uma reunião com autoridades do segmento de saúde. Nova Veneza está, hoje, com 20 casos confirmados de Covid-19, e seis pacientes já curados. "Tomamos uma decisão para nos reunir com a associação dos comerciantes e proprietários de restaurantes, bares e lanchonetes, principalmente no entorno da praça, onde está o problema maior. Onde as pessoas tinham o hábito de vir, almoçar e ficar na praça, e começou a dar muita aglomeração. Tivemos então que tomar uma decisão em conjunto para que nós fizéssemos um trabalho, além de prevenção, de educação", destacou. "Esse fim de semana vamos começar com a equipe da Vigilância Sanitária e da epidemiologia do município, as pessoas com conhecimento na área da saúde ficarão disponíveis. Vamos fazer algumas barreiras sanitárias para nos precaver", explicou Frigo.
Quem não tiver máscara, vai receber a sua na cidade. "A pessoa que vier a Nova Veneza e não usar máscara, não poderá ficar. E quem viver e esquecer da máscara, poderá receber a máscara. Vamos fazer valer o decreto e fazer valer as exigências. Claro que queremos fazer isso com muito respeito às pessoas, e acreditamos que não teremos que tomar medidas enérgicas", sublinhou. "Proibimos a venda de bebidas e a colocação de mesas no entorno da praça e da Rua Coberta, vamos evitar essas práticas para que as pessoas não fiquem aglomeradas e sem as máscaras", enumerou o prefeito.
Frigo pontuou a necessidade de um controle maior. "São medidas necessárias. Os casos estão aumentando. Temos 20 casos positivos, tudo dentro da normalidade, todos recolhidos, fazendo o que é necessário. Os proprietários de estabelecimentos estão tomando as medidas necessárias, usando máscara e álcool gel. O atendimento no que é correto. Queremos fazer um melhoramento do atendimento e algumas exigências", finalizou.
Ouça a entrevista do prefeito no podcast: