O Prefeito Clésio Salvaro, acompanhado do secretário de Saúde, Acélio Casagrande, e outras autoridades, realizou uma live na manhã desta segunda-feira, 15, atualizando a situação da vacinação contra a Covid-19 em Criciúma. O município já recebeu pouco mais de 5 mil doses da vacina, das quais ainda estão sendo destinadas aos primeiros grupos prioritários: idosos e profissionais da saúde.
“Recebemos 4,1 mil doses para profissionais da saúde, que precisam estar o mais rápido possível imunizados. Tivemos uma ausência muito grande de profissionais da saúde que fazem falta, em um momento muito crítico, quase 20% deles estavam afastados. Dessas doses, apenas 124 estão em estoque e já agendadas para serem aplicadas ainda hoje”, colocou o secretário Acélio.
Criciúma recebeu ainda mais 1 mil doses da vacina para idosos com idade superior a 90 anos. No entanto, o município conta com uma população de pouco mais de 330 pessoas nessa faixa etária, com todos os agendamentos já feitos, sendo que já foi iniciada também a vacinação de idosos com mais de 85 anos.
Todos os idosos que moram em instituições de longa permanência, como asilos, por exemplo, também já foram contemplados com as doses. “Para aqueles com mais de 90 anos, já foram vacinados cerca de 253. Idosos em lar de longa permanência já foram 100%, e não estão nessa conta, assim como os portadores de deficiência, mais 23”, pontuou Salvaro.
O prefeito ressaltou também a necessidade de que a população se cadastra no site minhavacina.criciuma.sc.gov.br, para que recebam a dose posteriormente.