O Governo de Nova Veneza disponibilizou nesta sexta-feira, 22, um balanço de suas ações nos dois meses de enfrentamento à pandemia de Coronavírus (Covid-19) em Nova Veneza. Entre as ações durante esses 60 dias foram: a higienização de pontos com maiores aglomerações; implantação e concentração do Centro de Triagem do Hospital São Marcos; entrega de máscaras a toda a população; fiscalização e visitas técnicas de orientação as empresas dos profissionais das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária para orientar sobre o combate ao vírus.
Já no Centro de Triagem foram atendidas 252 pessoas neovenezianas com síndrome gripal desde o início do isolamento social, após o decreto do Governo do Estado em 19 de março. Destes pacientes, 78 fizeram exames de PCR pelo Laboratório Central (Lacen) e 38 o teste rápido (TR).
Destes 116 pacientes que fizeram exames, 24 tiveram resultados positivos para a covid-19. Dos pacientes positivados já são seis curados e um é morador de outro município. Em monitoramento domiciliar somam 44 pessoas. Os outros pacientes foram descartados por critérios clínicos epidemiológicos.
“Nesses 60 dias nós tivemos uma mudança drástica na rotina da população. Mas temos certeza que, com a ajuda de todos, vamos superar esse momento. Todos os dias buscamos melhorar as condições para evitar o contagio com a Covid-19”, diz a secretária municipal de Saúde, Maristela Vitali Cúnico.
Foram anunciadas algumas medidas através de decretos para evitar a aglomeração de pessoas e contagio entre elas, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos e aumento da fiscalização quanto ao descumprimento.
“Estamos trabalhando incessantemente em medidas para combater o contagio do coronavírus. A cada dia evoluímos para buscar uma medida mais eficaz. Porém, nos moradores precisamos fazer a nossa parte com os cuidados de higiene, uso de máscaras e evitar aglomerações. Assim como os visitantes da nossa cidade devem tomar os mesmos cuidado”, comentou o prefeito Rogério Frigo.
Empresas
As empresas de Nova Veneza têm cumprido o seu papel social, além de pessoas voluntárias que contribuíram com doações de Equipamentos Proteção Individual (EPIs), na confecção de máscaras e roupas de proteção.