Promover o desenvolvimento econômico e apoiar os empreendedores são os objetivos do ‘Cidade Empreendedora’, programa que entrou na fase inicial de implantação em Criciúma. O projeto, realizado em parceria Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi apresentado para gestores do município durante reunião na tarde desta quarta-feira, 11. A parceria vai dar suporte para planejamentos dentro dos setores do governo municipal.
“O programa visa levar para as cidades serviços para torná-las mais empreendedoras, como a casa do empreendedor, que nós já temos aqui na prática. Além disso, também atende necessidades de capacitação dos funcionários. Todas as pessoas que abrirem CNPJ aqui com a gente, também podem participar de capacitações, visando evitar que as empresas quebrem no primeiro ano de funcionamento”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Claiton Pacheco.
A implantação do programa pretende aproximar a população aos serviços oferecidos na Casa do Empreendedor. Desde 2018, o local facilita o processo para emissão de alvarás e promove a geração de empregos no município. “O que a gente quer é melhorar o ambiente para o micro e pequenas empresas com quatro frentes. A primeira é a desburocratização, depois a Casa do Empreendedor, as compras públicas e também trabalhar a liderança. Sempre com foco nesse micro e pequeno empreendedor”, ressaltou o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae Santa Catarina, Paulo Rocha.
O Sebrae também traz outras soluções para o município. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (Pedem) auxilia no desenvolvimento econômico focando nas vocações de cada cidade. Já o Acelerador de MEI tem como objetivo dar qualificações e mentorias para Microempreendedores Individuais. Por último, a entidade também ajuda na coleta de dados econômicos sobre o município.