Grande vencedora entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, a cidade de Criciúma foi destaque na etapa nacional da iniciativa, realizada nesta segunda-feira (1°), em Brasília (DF). Na principal categoria, o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), a cidade foi finalista, ao lado de Toledo (PR) e Catanduva (SP).
"Esse importante reconhecimento demonstra que Criciúma é uma das cidades brasileiras que mais evoluíram nos últimos anos. Graças as ações da gestão municipal e ao empenho da nossa gente, o município não para de crescer e se tornou uma das melhores cidades do país para se viver. Não temos dúvidas de que o Brasil que dá certo, começa em Criciúma. O trabalho continua", enfatiza o prefeito Clésio Salvaro.
Na edição especial do Prêmio Band Cidades Excelentes, a avaliação dos municípios foi realizada com base no ranking do IGMA, plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila, que abrange o ciclo de 2021 a 2024. Com seis pilares, a ferramenta de inteligência artificial consolidou 72 indicadores a partir de fontes públicas.
Destaque em Santa Catarina
Na etapa estadual, além de vencer a categoria geral entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Criciúma foi premiada na categoria Sustentabilidade. "Criciúma possui a maior frota oficial de carros elétricos do Brasil e está desenvolvendo grandes ações sustentáveis, como a recuperação de áreas degradadas, a construção da Usina Fotovoltaica Nikola Tesla e a troca de lâmpadas de sódio por luminárias de LED em toda a rede de iluminação pública", conta o secretário-geral da prefeitura, Tiago Ferro Pavan, que representou a cidade na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024.
Somente com o programa Criciúma Sustentável, lançado em dezembro de 2023, a Administração Municipal destinará aproximadamente R$ 40 milhões para a execução de ações voltadas ao desenvolvimento consciente e sustentável.
Sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes
A iniciativa é realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. O objetivo é incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.
---
Colaboração: Jhulian Pereira