O primeiro tempo foi da superioridade técnica do Criciúma; a segunda etapa foi da voracidade do Hercílio Luz, ante um Tigre sonolento. Assim foi o jogo de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense, que terminou no empate em 1 a 1, com gols de Claudinho e Anderson Ligeiro. Ninguém tem vantagem para o jogo da volta, a ser realizado no Heriberto Hülse.
Cláudio Tencati escalou o Criciúma dentro do esperado. A única “surpresa” foi a manutenção do jovem volante Eliédson como titular, mesmo com Higor Meritão disponível, após uma sequência de atuações seguras do jogador revelado pela base.
Dominando as iniciativas no começo do jogo, o Tigre levou perigo logo aos três minutos. Após lançamento de Fellipe Mateus para a área em cobrança de falta, Rodrigo cabeceou e o goleiro Matheus fez boa defesa.
E o gol carvoeiro veio quatro minutos depois. Marquinhos Gabriel recebeu na intermediária pelo lado esquerdo e cruzou até o lado oposto, por onde Claudinho se adiantava à marcação para finalizar de primeira e abrir o placar.
A vantagem no placar fez o Criciúma recuar as linhas. Sem conseguir ganhar no meio de campo, o time da casa apostava nas ligações diretas. Aos 20 minutos, o artilheiro Ingro cabeceou para fora após cobrança de falta pela esquerda. Logo depois, novamente Hermes afastou mal uma bola dentro da área e ela sobrou novamente para Ingro, que finalizou por cima.
O primeiro tempo seguiu sem lances de perigo até os 44, quando Lazaroni finalizou de longe pelo lado esquerdo, com pouco ângulo, mas levou dificuldades para Gustavo, que espalmou para escanteio.
Hercílio Luz volta bem no segundo tempo
Apenas o Hercílio Luz mexeu no intervalo para dar sangue novo ao setor ofensivo e reforçar numericamente o meio de campo.
O Leão do Sul voltou ligado na tomada e chegou ao empate logo no começo. Clayton lançou para Anderson Ligeiro entre Rodrigo e Eliédson. O atacante avançou e finalizou com força na saída de Gustavo. A bola ainda atravessou a rede após entrar no gol. Um a um.
O gol de empate acordou o Criciúma, que partiu para o ataque, mas com dificuldades. Hermes quase fez um golaço aos seis, após matar no peito uma bola mal afastada e finalizar sem deixar cair no chão, mas o chute foi para fora.
O jogo ficou mais aberto no segundo tempo. Inspirado, Anderson Ligeiro chegou novamente com perigo aos 12 minutos. De fora da área, ele finalizou colocado e obrigou Gustavo a se esticar para mandar para escanteio. Na sequência, após bola lançada na área, Ingro cabeceou bem e Gustavo, novamente, salvou o Criciúma.
Três minutos depois, novo bombardeio. Ingro roubou a bola de Barreto no meio e o Hercílio avançou em superioridade numérica. Ligeiro recebeu e finalizou, para boa defesa de Gustavo. No rebote, o goleiro salvou novamente após chute de Clayton. No terceiro rebote, Carlos Renato finalizou e Wilker Ángel bloqueou.
Foi a gota d’água para que Tencati fizesse três mudanças. Meritão, Jonathan e Kayzer entraram nas vagas de Barreto, Eliédson e Vizeu, respectivamente.
Ao 30, o Ingro roubou a bola novamente no meio, desta vez de Meritão, e armou mais um ataque perigoso para o Hercílio, que parou novamente em bloqueio da defesa do Tigre, agora com Claudinho, após a finalização no desfecho da jogada.
O Hercílio se mostrou mais voraz ao longo de toda a etapa final, mas faltava qualidade na finalização. O Criciúma tinha dificuldades do meio para frente. Gustavo ainda fez mais uma defesa difícil aos 48, salvando o Tigre.
O árbitro Rafael Tracci deu o apito final aos 49 minutos, com o jogo encerrado em 1 a 1.
E agora?
Criciúma e Hercílio Luz fazem o jogo da volta das quartas de final no próximo domingo (17), às 19h, no Heriberto Hülse. Empate leva a disputa para os pênaltis.
Quem passar encara o vencedor de Barra e Figueirense. Os times fazem o primeiro duelo neste domingo (10), às 17h, em Itajaí, completando as partidas de ida das quartas de final. No outro jogo do sábado, Joinville e Avaí empataram em 1 a 1, mesmo placar de Brusque e Marcílio Dias, realizado na sexta-feira.
Mas, antes do duelo da volta, o Criciúma vai ao Distrito Federal, onde encara o Brasiliense pela segunda fase da Copa do Brasil. O jogo será quinta-feira, às 19h, na Boca do Jacaré. Em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis.
Ficha técnica
HERCÍLIO LUZ: Matheus; Alison, Igor Silva, Léo Rigo e Guilherme Lazaroni; Jean Martim (Keverton), Jonathan Cabeça e Ingro (Paulinho); Anderson Ligeiro (Dudu), Mariotto (Clayton) e Tallyson (Carlos Renato). Técnico: Alexandre Lopes.
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Candelo), Rodrigo, Ángel e Marcelo Hermes; Barreto (Jonathan), Eliédson (Meritão), Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Felipe Vizeu (Renato Kayzer) e Éder (João Carlos). Técnico: Cláudio Tencati.
Gols: Claudinho (Criciúma), aos 7 do primeiro tempo; Anderson Ligeiro (Hercílio Luz), aos 2 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Eliédson (Criciúma).
Público: 2.393.
Arbitragem: Rafael Traci (FIFA), auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Henrique Neu Ribeiro, além de Rodrigo D'alonso Ferreira no VAR.