Assim como iniciou os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a delegação criciumense terminou a competição: conquistando medalha de ouro. No último dia de disputa do evento, sábado (23), a equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Associação Criciumense de Handebol Feminino (Acrihf)/Unesc consagrou-se campeã estadual do handebol feminino, após 46 anos da última conquista da modalidade, em 1978.
A equipe de handebol feminino de Criciúma já havia quebrado um tabu de 31 anos, desde 1993, sem conseguir chegar na final da etapa estadual dos Jasc. "Desde quando assumi a equipe adulta em 2021, tínhamos como meta estar em primeiro no estado e entre os melhores do país. A cada ano viemos fortalecendo o time e buscando as primeiras posições e, esse ano, finalmente, conseguimos o título", comemorou o técnico de handebol feminino da FME de Criciúma, Lucas Custódio.
Na sexta-feira (22) no karatê, na categoria Kumite Individual Masculino: Victor de Lima (70 kg a 75 kg) conquistou a prata e Dérik Barbosa (80 kg a 85 kg) o bronze. Assim, a delegação criciumense encerrou sua participação na 63ª edição dos Jasc, realizada em Concórdia, com 15 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e seis de bronze, além de quatro troféus, sendo dois de campeão e dois de terceiro lugar.
"Finalizamos a competição com um resultado positivo. Além de todas as medalhas alcançadas, conseguimos conquistar o basquete feminino 3x3 na primeira participação da modalidade na competição, conseguimos pela primeira vez conquistar um troféu no jiu-jitsu e, por último, ser campeão do handebol feminino após 46 anos. São marcas importantes para o esporte criciumense", afirmou o presidente da FME de Criciúma, Adriano Osellame.
Homenagens
Na próxima quarta-feira (27), durante o intervalo da partida entre Criciúma e Joinville, pela semifinal do Campeonato Catarinense de Futsal - Série Ouro, a delegação criciumense desfilará no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Valmir Antônio Orsi com as medalhas e troféus conquistados. A entrada para o evento é gratuita. Também nesta semana, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vai recepcionar os medalhistas com um café no Paço Municipal Marcos Rovaris.
"Essa é uma forma de homenagear os atletas que foram para Concórdia e representaram o nosso município com uma bela performance. A população terá a oportunidade de aplaudir os nossos atletas, além de prestigiar uma bela partida de futebol de salão. Também quero parabenizá-los em nome de toda a população de Criciúma", ressaltou o prefeito.
Confira as conquistas de Criciúma nos Jasc 2024:
Troféus:
1º lugar - Basquete Feminino 3x3
1º lugar - Handebol Feminino
3º lugar - Jiu-jitsu Geral Masculino
3º lugar - Futebol Feminino
Medalhas:
Ouro - Basquete Feminino 3x3
Ouro - Handebol Feminino
Ouro - Juliana Teixeira - Jiu-jitsu (Leve)
Ouro - Márcio Cruz - Jiu-jitsu (Pena)
Prata - Clara Dias - Xadrez (Rápido Feminino)
Prata - Fernando Bonfante - Jiu-jitsu (Pesado)
Prata - Luísa Lummertz - Atletismo (Salto em Altura)
Prata - Victor de Lima - Karatê (Kumitê até 75kg)
Prata - Vinícius Ignácio - Jiu-jitsu (Super Pesado)
Bronze - Bruno Correa - Jiu-jitsu (Pluma)
Bronze - Clara Dias - Xadrez (Blitz Feminino)
Bronze - Dérik Barbosa - Karatê (Kumitê até 85kg)
Bronze - Futebol Feminino
Bronze - Samuel de Souza - Karatê (Kumitê até 60kg)
Bronze - Vitória Martins - Karatê (Kumitê até 55kg)
--
Colaboração: Émerson Justo