O "Caminhão Amigo" foi enviado na manhã desta quinta-feira (30) pela Prefeitura de Criciúma a Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. A estrutura deve prestar apoio e oferecer serviços de saúde às famílias gaúchas afetadas pelas enchentes.
"Seguimos auxiliando os nossos irmãos gaúchos. Já enviamos máquinas, equipamentos e servidores a Canoas e, agora, encaminhamos, para outra cidade gaúcha, o Caminhão Amigo, que é equipado com consultórios médicos e odontológicos", explica o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Idealizado pela Administração Municipal em 2017, o Caminhão Amigo beneficiou diversas comunidades criciumenses com serviços e ações desenvolvidas pelos órgãos da prefeitura. "É uma estrutura que contemplou muitos bairros de Criciúma e que, agora, será útil aos eldoradenses. Encaminhamos o caminhão equipado com insumos médicos e odontológicos que vão auxiliar as equipes de saúde de Eldorado do Sul", conta o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano. Os insumos foram viabilizados através de parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Centro de Acolhimento em Criciúma
Para oferecer suporte e assistência às vítimas das enchentes no território gaúcho, a Prefeitura de Criciúma lançou, no dia 14 deste mês, o "Centro de Acolhimento - Rio Grande do Sul". O local oferece orientações e encaminhamentos aos gaúchos hospedados, de forma temporária, em Criciúma. Em duas semanas, mais de 150 famílias foram atendidas no espaço instalado na Rua Coberta, na região central.
O Centro de Acolhimento funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, o cidadão pode receber ajuda para os seguintes serviços: solicitação de documentos e realização de Boletim de Ocorrência (BO) de forma online, encaminhamento para a Central de Empregos de Criciúma, acesso à educação, auxílio-alimentação, roupas, cobertores e aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), direito ao cronograma social por três meses, atendimentos em saúde, entre outros.
Envio de máquinas e pessoal a Canoas
Na última semana, a Administração Municipal enviou máquinas, equipamentos e pessoal à cidade de Canoas. Duas retroescavadeiras e um caminhão de limpeza urbana, além de servidores, auxiliam na recuperação das áreas atingidas pelas enchentes. "Estive em Canoas e vi o quanto é fundamental auxiliarmos as famílias gaúchas neste momento triste da história do Rio Grande do Sul. Criciúma possui mais de 15 mil gaúchos e não poderia deixar de ajudar os nossos vizinhos a se reerguerem", reforça Salvaro.
--
Colaboração: Jhulian Pereira