Os moradores dos bairros Argentina e Brasília, em Criciúma, devem agendar a vistoria hidrossanitária do Programa Trato por Criciúma, a fim de evitar irregularidades nas conexões com a rede de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). O agendamento deve ser realizado pelo próprio morador, que deve entrar em contato com a equipe técnica da Tec Civil Construções, responsável pela execução das vistorias.
As inspeções são gratuitas e têm como objetivo verificar a correta ligação dos imóveis ao sistema de esgoto em operação. Técnicos irão avaliar as instalações hidráulicas dos banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva. Caso alguma inadequação seja identificada, o proprietário será orientado e terá 60 dias para regularizar a situação. Após esse período, os fiscais retornam para certificar-se de que as correções foram feitas.
O engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, enfatiza a importância do programa: "Queremos cada vez mais expandir ações de fiscalização e conscientização ambiental para os moradores, garantindo que a rede de esgoto seja usada corretamente e sem riscos para a saúde pública."
Desde seu início, em julho de 2022, o programa já vistoriou mais de 5.500 imóveis em diversos bairros da cidade, com um total de 1.752 imóveis ainda irregulares. Os comunicados podem ser entregues nas residências ou deixados nas caixas de correio, e o morador deve entrar em contato pelo telefone (48) 3413-6410 para agendar a inspeção.