Criciúma continua sendo destaque no desenvolvimento econômico, figurando entre as dez cidades do país com o menor tempo para abertura de novas empresas. O município está em 4° lugar no ranking, no primeiro quadrimestre de 2022. Segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Economia, por meio do Mapa das Empresas, a cada 4 horas e 11 minutos, uma nova empresa pode ser instalada no município. Somente em abril, foram abertos 513 novos empreendimentos, totalizando 2.104 empresas abertas desde janeiro de 2022, e um total de 26.771 empresas ativas no município até o fim do primeiro quadrimestre.
Conforme o ranking, Criciúma apresenta, ainda, um resultado melhor do que Santa Catarina, que tem o tempo médio para abertura de uma empresa de um dia e 21 horas, ficando em 23º lugar no comparativo com os demais estados brasileiros. No Brasil, o tempo médio é de um dia e 16 horas. "Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, somos o primeiro, com a melhor média de abertura de empresas. Resultado que é reflexo de todo o trabalho realizado pela administração municipal, desburocratizando os processos e fomentando o desenvolvimento da cidade", ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
A rapidez no processo faz com que a cidade se torne cada vez mais atrativa para empresários que procuram um bom lugar para investir. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, desde 2017 o governo municipal vem trabalhando na desburocratização e praticidade do processo de abertura de novas empresas. A melhora no ambiente de negócios aconteceu devido a integração do sistema municipal com o estadual. "A expectativa é de que nos próximos meses a gente reduza ainda mais esse tempo, por conta justamente dessa integração", afirmou.
Sobre o Mapa das Empresas
O Mapa das Empresas é uma ferramenta do Governo Federal, que tem o objetivo de fornecer dados e quantitativos de empresas que forma abertas no país, e o tempo médio necessário para a abertura. O mapa registrou 19.373.257 empresas ativas no Brasil até o primeiro quadrimestre de 2022, sendo 1.350.127 abertas durante esse período.