A falta de iluminação pública em alguns pontos de Criciúma tem preocupado os moradores, como por exemplo, no bairro Santa Augusta. A responsabilidade da manutenção da iluminação pública é da prefeitura. Os recursos são garantidos por meio da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), cobrada mensalmente na fatura de energia elétrica.
O morador Airtom Donizete de Souza disse que três postes da rua onde mora estão sem iluminação e, por isso, a escuridão do local gera insegurança. "Com essa iluminação dos postes que não funcionam, a gente não sabe o que pode ter atrás das árvores. Pode ter alguma pessoa mal intencionada ali, alguém de bem passa ali e pode ser assaltado", comenta.
Os moradores da localidade, inclusive Souza, já entraram em contato com a ouvidoria da Prefeitura de Criciúma, porém, até o momento, o problema continua. Procurada pela reportagem do Portal 4oito, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana respondeu que: "A situação da falta de iluminação em alguns pontos da cidade é por conta da falta de materiais. O contrato para compra de materiais para utilização da Cosip (que é quem gerencia a iluminação) encerrou. Estamos com um processo licitatório para compra de materiais em andamento, que será encerrado nesta sexta-feira (10). Por isso, a expectativa é de que a situação se normalize nos próximos dias. De qualquer forma, a orientação é para que o morador formalize a reclamação no 156, para que seja atendido conforme a demanda".