Para amparar e assistir às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, Criciúma inaugurou, nesta terça-feira (14), o Centro de Acolhimento RS, situado na Rua Coberta Giro Henrique Lodetti, no Centro. O espaço, que já funciona a partir desta quarta-feira (15), fornece orientações e facilita encaminhamentos àqueles temporariamente abrigados na cidade, seja na casa de familiares ou amigos.
Conforme o fluxograma, primeiramente, as pessoas serão orientadas a fazer um Boletim de Ocorrência (BO), além de viabilizar a emissão de documentos. O cidadão poderá, ainda, receber auxílio para serviços sociais, assistência médica, emprego e educação.
"Estamos dispostos a auxiliar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Além de servir como um ponto de contato para dúvidas ou necessidades, os residentes temporários terão a chance de permanecer aqui para trabalhar e recuperar os danos materiais. Nosso dever é ajudar nossos irmãos gaúchos, que passam por esse momento triste em sua história, com o que temos ao nosso alcance", ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O Centro de Acolhimento - RS funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. No espaço, o cidadão poderá receber ajuda para os seguintes serviços: solicitação de documentos e realização de BO de forma online, encaminhamento para a Central de Empregos de Criciúma, acesso à educação e aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), direito ao cronograma social por três meses e atendimentos gerais em saúde no município.
- Emprego: Na Central, é possível cadastrar o currículo e encontrar um emprego. Com cerca de três mil vagas de trabalho disponíveis em Criciúma, será oferecida contratação imediata.
- Assistência Social: Crianças com a documentação regularizada serão encaminhadas ao Centro de Referência de Assistência Social, onde podem acessar a rede municipal de ensino, entre outros serviços.
- Cronograma Social: Acompanhamento mensal das necessidades da família, para fortalecer a convivência local e os vínculos com a comunidade, com orientações e agendamento para benefícios sociais e/ou previdenciários.
- Saúde: Hospitais, Unidades de Saúde, Samu e Pronto Atendimento.
Máquinas e mantimentos para o Rio Grande do Sul
Na última semana, o município de Criciúma foi autorizado a encaminhar máquinas, equipamentos, combustível e pessoal ao Estado do Rio Grande do Sul. Os equipamentos poderão ser utilizados para a normalização dos serviços públicos essenciais, como recuperação de vias e atendimento aos setores de saúde, trânsito e segurança. Os equipamentos seguirão para o território gaúcho nos próximos dias.
Além disso, o Governo de Criciúma encaminhou 80 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul. As doações foram reunidas no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi e seguiram em comboio para Porto Alegre, no dia 5 de maio.
---
Colaboração: Eduarda Salazar