Prevista para agosto e depois prorrogada para novembro, a obra de revitalização da Avenida Luiz Lazzarin, em Criciúma, agora só deverá ser concluída em janeiro ou fevereiro de 2025. A informação pertence ao novo Intendente do Rio Maina, Gelson Fernandes e foi dada na manhã desta quinta-feira (31), em entevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior. Segundo Fernandes, a empreiteira responsável, alegou uma série de imprevistos que impactou o cronograma, frustrando as expectativas de comerciantes e moradores, que já enfrentaram meses de transtornos.
Diante dos atrasos, o prefeito interino de Criciúma, Ricardo Fabris (MDB), pediu que os esforços seja direcionados em soluções paliativas para minimizar os impactos até o final de ano. "A meta é garantir, ao menos, melhores condições para o tráfego e as atividades dos empresários durante o período de festas", afirmou. Além disso, o prefeito também pediu apoio do gestor do Funsab, Mauro Sônigo, que é também engenheiro especialista no setor de obras, para reforçar as cobranças junto à empreiteira e assegurar que os compromissos contratuais sejam cumpridos, visando finalmente a entrega completa e definitiva da avenida.
Ouça na íntegra o que disse sobre as obras na Luiz Lazzarin, o novo Intendente do Rio Maina, Gelson Fernandes, em entevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior: (a matéria segue após o áudio)
A revitalização prevê o alargamento da via em pontos estratégicos, principalmente em trechos com maior fluxo de veículos. Além disso, a avenida receberá canteiros centrais, faixas de pedestres elevadas e ciclofaixas em toda a extensão. O investimento total para a execução dos trabalhos é de R$ 12,7 milhões, com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O sistema de drenagem pluvial também será implantado as margens da pista e na transversal, bem como terraplanagem nos pontos de alargamento, recuperação do pavimento atual, colocação da nova capa asfáltica, sinalização e realocação dos postes de energia. Além disso, serão instalados dispositivos de segurança para a redução de velocidade.