O primeiro aporte do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata II), no valor de US$ 2 milhões, foi autorizado e já tem a obra definida em Criciúma. Os recursos serão destinados à continuidade dos trabalhos no Binário da Avenida Santos Dumont, no bairro São Luiz.
Leia mais:
- Prefeitura assina Fonplata II e garante US$ 25 mi em obras estruturantes para Criciúma
- Município de Criciúma projeta obras beneficiadas com os recursos do Fonplata II
- Prefeitura inaugura Sistema Binário e Viaduto José Augusto Hülse
"A primeira obra, que já está passando por ajuste de orçamento, será a continuação do Binário Santos Dumont pela Avenida Imigrantes Poloneses. Vai ligar até a Rua Miguel Patrício de Souza através de um elevado e que também vai dar uma alça de acesso mais ágil para a Via Rápida", explica o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Vagner Espíndola.
O projeto está pronto e aprovado pelo banco. "Nós estamos agora em uma fase de atualização do orçamento. O projeto foi entregue há quase um ano e, nesse período, tivemos muitas alterações de preços. A universidade está finalizando a atualização orçamentária. Nós acreditamos que nos próximos 30 dias já teremos a publicação do edital dessa primeira obra do Fonplata II", ressalta.
O contrato do Fonplata II foi assinado em outubro do ano passado e prevê uma série de projetos para melhorar a mobilidade urbana do município. "É uma obra que vai nos trazer uma solução e uma ligação do bairro São Luiz a Via Rápida sem dividir o trânsito com a Rua Miguel Patrício e sem precisar acessar a Avenida Centenário", destaca Espíndola.