Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma realiza censo para mapear animais de rua na cidade

Pesquisa auxilia prefeitura e Núcleo de Bem-Estar Animal nas castrações

Redação Criciúma, SC, 19/04/2024 - 15:02 Atualizado em 19/04/2024 - 15:19
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com um número crescente de animais – principalmente cães – em Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Bem-Estar Animal trabalham na realização de um censo animal. O objetivo da pesquisa é auxiliar na castração no município.

“Em todo o sul do estado tem cachorros de rua, só que nós somos uma cidade de 240 mil habitantes, então o nosso número é muito maior. A gente estima que deve ter aqui na nossa região em torno de 150 mil cães tutelados e uns 5 a 7 mil de rua”, detalhou o coordenador do Núcleo, Christophe Maximiano.

Christophe deu detalhes sobre castração no programa Cá Entre Nós desta sexta-feira (18), com a repórter Giovana Bordignon. Ouça a entrevista completa:

O censo animal deve ser divulgado em julho. Segundo Christophe, ele está em fase de digitalização. “Nós vamos saber quantos animais realmente a gente tem em cada bairro, cada região, em todo município, vamos saber quantos animais a gente tem em algumas ruas”, explicou.

Castração é a Solução

Hoje, o Núcleo, em parceria com a prefeitura de Criciúma, realiza o mutirão Castração é a Solução. O programa acontece nos bairros do município e oferta castração gratuita aos donos de pet. Cerca de 250 animais passam pelo mutirão a cada ação. Desde 2019, a Secretaria de Saúde chega a quase 20 mil animais castrados. O foco é nos bichinhos com dono.

“Teve bairros que a gente chegou a castrar 60 animais de rua, porque as protetoras acabavam trazendo. Na Grande Rio Maina a gente conseguiu um número bem expressivo. O Núcleo está em ampliações para os animais fazerem um pós-operatório com a gente e devolver no local castrado, micro chipado e vacinado. Nesse caso, a gente castra os animais de rua também”, concluiu o coordenador.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito