Criciúma recebe um importante reforço na saúde pública na manhã desta sexta-feira, 29. Estão sendo transportados para a cidade 14 respiradores para equipar leitos. O Hospital São José (HSJ) recebe dez equipamentos, do lote que o Governo do Estado adquiriu junto à empresa WEG, de Jaraguá do Sul, enquanto o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) será contemplado com quatro unidades, que já faziam parte do estoque estadual.
"Estamos trabalhando na articulação do recebimento desses equipamentos, que chegam sob um esquema de segurança, com a condução pela Polícia Militar e Secretaria de Estado da Saúde", informa o coordenador regional de Defesa Civil, Rosinei da Silveira. O comboio será recebido por volta das 11h no acesso a Criciúma pela Via Rápida e conduzido até os hospitais para as respectivas entregas.
O São José já conta com 40 leitos preparados, apenas no aguardo de respiradores. Esses dez já serão prontamente instalados para, em breve, serem colocados ao dispor dos pacientes. A prioridade é o tratamento de Covid-19, mas os respiradores servirão para todas as demandas respiratórias. O mesmo vale para o HMISC no cuidado com as crianças.
Confira também:
Dez respiradores da WEG virão para o Hospital São José
Estado recebe os cem primeiros respiradores da WEG
Momento importante
Os equipamentos chegam para Criciúma em um momento importante na luta contra o coronavírus. A cidade se aproxima dos 400 casos e tem nove óbitos confirmados, os três últimos ocorridos nesta semana. Em Santa Catarina já são 8 mil casos e 131 mortes por Covid-19. Em entrevista à Rádio Som Maior nesta quinta, no Ponto Final, o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, lamentou as mortes na cidade. "A luta é sempre fazendo o máximo para não haver perdas, mas acaba acontecendo. É lamentável", afirmou.