Os olhos do tênis mundial estão voltados para o que acontece nas quadras do Mampituba, em Criciúma, nesta semana. O clube é sede do Banana Bowl, torneio que reúne os grandes destaques do tênis infantojuvenil e por onde já passaram alguns dos tenistas que vieram se tornar grandes ídolos do esporte. As chaves principais iniciaram nesta segunda-feira, 21, com as finais programadas para sábado, 26.
Além dos quatro Grand Slams, são apenas sete torneios no calendário anual com graduação JA, a que mais distribui pontos no ranking. Por isso, estão presentes no sul de Santa Catarina tenistas de todas as partes do mundo.
Os principais destaques na categoria 18 anos são o paraguaio Adolfo Vallejo (4º do ranking mundial) e o peruano Gonzalo Bueno (9º). Entre os brasileiros, estarão presentes João Fonseca (126º) e João Schiessl (145º), entre outros.
No feminino, participam as canadenses Victoria Mboko (13ª) e Kayla Cross (19ª). As brasileiras em destaque são Ana Candiotto (109ª), Maria Turchetto (187ª) e Carolina Laydner (218ª).
O torneio recebe também as categorias 14 e 16 anos, que pontuam para o ranking sul-americano, e a categoria 12 anos, valendo para o ranking nacional da CBT. No fim de semana haverá também a disputa do Tennis Kids, com a presença de crianças dos 8 aos 11 anos.
O Banana Bowl é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis. O torneio tem o patrocínio de BRB - Banco de Brasília, Adega Online, W.A. Sport, Wilson, Água Santa Rita e Prefeitura de Criciúma. Apoio da Federação Catarinense de Tênis e Clube Mampituba.