Criciúma vai receber um workshop exclusivo de crédito internacional na noite desta quinta-feira (11). O evento vai contar com a participação de Luciano Bravo, um especialista no assunto, e vai acontecer na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
Luciano Bravo é CEO da Inteligência Comercial e Head of Sales & Marketing da Savel Capital Partners e trará uma visão detalhada sobre o crédito internacional e todos os processos referentes à internacionalização.
Segundo relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil foi o segundo principal destino de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) em 2023, com 64 bilhões de dólares, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 341 bilhões de dólares.
“Ganhamos da China, então o Brasil não é um qualquer, somos o segundo no mundo a receber investimento direto. Mas infelizmente não chega na mão do empresário médio que é aquele que está agonizando, são um milhão de empresas que faturam entre R$ 24 milhões a R$ 3 bilhões”, disse Bravo em entrevista ao 60 minutos.
Na visão de Bravo, o Brasil só é visto no mercado internacional como um bom pagador de juros especulativo. "O Brasil tem um Investment Grade que não é bom, então o investidor estrangeiro, quando ele entra, tem uma aversão externa ao risco, então ele só põe títulos do governo e grandes empresas, então nosso trabalho é ensinar esse empresário médio a conseguir ficar visível a esse investidor internacional", explicou.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do www.acicri.com.br/cursos. O evento é destinado para empresários, profissionais, investidores e quem está interessado em começar a investir.
Escute a entrevista completa:
Colaboração: Deize Felisberto/Assessoria de Imprensa da Acic