O Criciúma Esporte Clube sediou entre os dias 11 e 16 deste mês a etapa Brasil do Torneio de Desenvolvimento de Futebol da CONMEBOL, realizado nas categorias de base Sub-13 masculino e Sub-14 e Sub-16 feminino. Válida pela “Liga de Desarollo” da Confederação Sul-Americana de Futebol, a competição que ocorreu no CT Antenor Angeloni recebeu apoio logístico e operacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e terminou com resultados positivos para as equipes Criciumenses.
Participante de todas as categorias do torneio, o clube criciumense conquistou o terceiro lugar na modalidade Sub-16 Feminino e quarto lugar no Sub-13 Masculino, se classificando para disputar a fase brasileira da competição na próxima temporada, na Bahia. Segundo o coordenador das categorias de base do Criciúma, Serginho Lopes, o torneio foi extremamente importante para o desenvolvimento do futebol nas categorias sub’s- algo que as Confederações andam buscando desenvolver.
“A CBF, Juntamente com a CONMEBOL está desenvolvendo as categorias menores dentro do futebol, principalmente o futebol feminino. Foi assim que o clube acabou contemplado com esse torneio a nível internacional. Tivemos grandes jogos ao longo da semana e acho que isso é muito importante para a socialização, integração e formação do atleta como um todo”, comentou Serginho.
O coordenador avalia o desempenho das equipes criciumenses como positivo, ressaltando que, apesar dos diferentes investimentos para cada clube do torneio, Criciúma acabou realizando boas partidas que contribuíram para o crescimento profissional dos atletas.
“O Sub-14 feminino ficou em terceiro na disputa com grandes equipes do futebol brasileiro. O sub-16 feminino também fez uma boa participação e, apesar do investimento maior nas outras equipes, as meninas puderam desenvolver o seu futebol. Já no Sub-13 masculino, estávamos em uma chave difícil, nos classificamos com o Corinthians e eliminamos o Internacional, que havia ganhado as últimas duas edições do torneio”, concluiu Serginho.