O Criciúma está garantido na Série B de 2019. O Tricolor recebeu o Sampaio Corrêa no Heriberto Hülse para um público de 9.022 torcedores, vencendo o jogo por 2 a 0. O Paysandu foi derrotado em casa por 5 a 2, o CRB ganhou do Figueirense e o Oeste empatou.
Precisando vencer para escapar da zona de rebaixamento sem depender de outros resultados, o Criciúma começou o jogo pressionando o Sampaio Corrêa, mas, ao longo do primeiro tempo não foi nada criativo, chegando a ficar na zona de rebaixamento por alguns minutos. Na segunda etapa Zé Carlos e Elvis marcaram para o Tigre.
Com a vitória por 2 a 0, o Criciúma ganhou duas posições, terminando a Série B 2018 com 47 pontos, na 14ª colocação, acima do Figueirense. O Paysandu, que vinha de três vitórias seguidas, se juntou aos rebaixados Sampaio Corrêa, Juventude e Boa Esporte. Além de Fortaleza e Goiás, Avaí e CSA também conquistaram o acesso para a elite.
PRIMEIRO TEMPO
Precisando da vitória para não depender de outros resultados, o Criciúma começou em cima e teve a primeira oportunidade aos quatro minutos, quando Sueliton recebeu pela lateral e bateu na saída do goleiro Busatto, que defendeu e mandou para escanteio. Às 17h18 o Paysandu abriu o placar contra o Atlético-GO, resultado que colocou o Criciúma no Z-4.
Com nove jogos no horário, gols não paravam de sair e logo o Figueirense fez 1 a 0 no CRB. No Heriberto Hülse o Tigre continuava pressionando e ainda sem uma grande chance até os 20 minutos. Aos 23, Belliato salvou o Criciúma após bom chute de Luis Gustavo, na sequência escanteio cortado pela zaga.
Praticamente no mesmo instante em que Zé Carlos marcou um gol bem anulado por impedimento, o Atlético conseguiu empatar com o Paysandu. Às 17h28 o Tricolor deixava a zona de rebaixamento. Em busca de abrir o placar, o Criciúma foi com tudo, Sueliton cruzou na medida para Marlon, que testou para fora, levantando a torcida.
Aos 34, Luis Gustavo observou Belliato adiantado e mandou a bomba, que por pouco não entrou. Melhor jogador da partida até aqui, ele caiu com dores no gramado e aos 37 acabou sendo substituído por César Sampaio. O Tigre também mexeu cedo, saindo Mangabeira para a entrada de Patrick. Ainda no primeiro tempo os donos da casa tiveram uma chance em falta próxima a área cobrada por Elvis. Às 17h47 o Atlético-GO virou o jogo lá no Pará.
SEGUNDO TEMPO
Com os times em campo, a espera pelo jogo foi superior a cinco minutos, fato acontecido para que a bola voltasse a rolar no mesmo instante em todos os jogos. A situação ficou mais tranquila quando o Paysandu sofreu o terceiro gol, lembrando que o Atlético-GO ainda sonhava com o acesso. Enquanto o Criciúma não produzia nada, o Papão descontou: 3 a 2.
Sem criação, Mazola sacou Feijão para a entrada de Alex Maranhão. Ainda no começo do segundo tempo o CRB virou o jogo contra o Figueirense. Às 18h35 o Atlético chegou ao quarto gol, aliviando a vida tricolor. No Heriberto Hülse, Marlon viu Zé Carlos bem posicionado, cruzou na medida e o atacante cabeceou bem, na primeira trave, abrindo o placar e livrando o Criciúma da queda.
Aos 32 Patrick teve oportunidade para ampliar, batendo cruzado para fora. Já no fim do jogo, Alex Maranhão trabalhou bem a jogada, passou para Elvis na entrada da área, o goleiro Busatto saiu e o camisa 10 mandou para o gol, ampliando o placar e acabando de vez com o sufoco carvoeiro. O jogo ainda foi até os 49 minutos. Fim de jogo: Criciúma 2 x 0 Sampaio Corrêa.
Criciúma
Belliato; Sueliton, Sandro, Fábio Ferreira e Marlon; Jean Mangabeira (Patrick), Liel, Eduardo e Elvis; Zé Carlos (Ronaldo) e Vitor Feijão (Alex Maranhão).
Sampaio Corrêa
Busatto; Bruno Moura, Maracás, Joécio e Luis Gustavo (César Sampaio) (Rogério); Adilson Goiano, Diogo Silva e Danielzinho; Fernando Sobral, Jheimy (Uilliam) e Matheusinho.