Criciúma e Juventude se enfrentam na noite deste sábado (13), às 18h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma/SC, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Ambas as equipes chegaram nas finais dos Estaduais. O Criciúma enfrentou o Brusque e conquistou o bicampeonato. Já os gaúchos enfrentaram o Grêmio e foram vice-campeões. Tigre e Periquito conquistaram o acesso para a Série A do Brasileiro em 2023. O tricolor participou pela última vez do Brasileirão em 2014. Já o time de Caxias do Sul esteve na Série A, pela última vez, em 2022.
TRANSMISSÃO
O jogo você confere na Rádio Som Maior (FM 100,7), a partir das 17h, no Arena Timaço. A partir das 18h15, a narração será de Rafael Niero. Os comentários de Alex Maranhão e Niltinho Rebello. As reportagens de Enio Biz (Criciúma), Kamille Rosso (Juventude) e Décio Batista (Torcida). O plantão será de Diego dos Santos.
CRICIÚMA
O técnico Cláudio Tencati enfrenta problemas na estreia. Cinco jogadores são desfalques. O goleiro Gustavo e o zagueiro Tobias Figueiredo, com problemas musculares, que vinham como titulares, estão fora. Com isso, Alisson e Walisson Maia serão os substitutos, respectivamente. O atacante Felipe Vizeu é outra baixa. Jogador sofre com dor lombar. O zagueiro Wilker Ángel e o lateral-direito Jonathan, recuperados de lesões musculares, estão na transição e seguem fora.
Por outro lado, Tencati terá os reforços de dois recém-contratados: meia Matheusinho e atacante Arthur Caíke. Os dois saíram no BID da CBF nessa semana e devem iniciar no banco de reservas. A expectativa maior fica por conta do atacante Yannick Bolasie, que não deverá começar o jogo, mas deve ser atração no decorrer da partida.
JUVENTUDE
O técnico Roger Machado também tem problemas com jogadores lesionados. O atacante Edson Carioca, com lesão na coxa, está fora. Rildo e Erick Farias brigam pela vaga no ataque. Além dele, outras duas baixas. O lateral-esquerdo Alan Ruschel, com fratura na mão, e o zagueiro Danilo Boza, com lesão muscular, também são desfalques. Gabriel Inocêncio deve jogar na esquerda e Rodrigo Sam deve permanecer na zaga.
ARBITRAGEM
Bruno Pereira Vasconcelos (BA) apita o jogo. Ele tem 34 anos e é funcionário público. Os auxiliares serão Luanderson Lima dos Santos (BA - FIFA) e Paulo de Tarso Gussen (BA). O árbitro de vídeo será Emerson de Almeida Ferreira (MG). O quarto árbitro será Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA).
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Criciúma e Juventude se enfrentaram 32 vezes em toda a história. Foram 10 vitórias do Tigre, 14 vitórias do Periquito e oito empates. O ataque tricolor marcou 33 gols, enquanto a equipe gaúcha fez 32. Os números são do site Meu Time na Rede.
O último confronto entre as equipes aconteceu na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Vitória do Juventude por 1 a 0. Rodrigo Rodrigues marcou o gol.
A última vitória do Criciúma contra o Juventude, no Estádio Heriberto Hülse, ocorreu em 13 de junho de 2004, pela Série A do Brasileiro: 2 a 0. Rafael Toledo e Fábio Oliveira marcaram os gols tricolores.