Criciúma e Vasco se enfrentam neste sábado (9) pela 19ª vez na história. O primeiro confronto ocorreu no dia 19 de outubro de 1986, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil. O Vasco venceu por 2 a 0, com gols de Romário e Roberto Dinamite.
De lá pra cá, foram mais 17 jogos entre as equipes, com sete vitórias do Tigre, um empate e nove vitórias do Vasco. O ataque carvoeiro marcou 23 gols, enquanto o ataque cruzmaltino anotou 29 gols.
Atuando no Estádio Heriberto Hülse, o Criciúma nunca venceu por mais de dois gols de diferença. A maior vitória do Tigre, em casa, foi no Campeonato Brasileiro de 2013: 3 a 2. Foram dois gols de Wellington Paulista e um de Lins. Os gols do Vasco foram marcados por Marlone e André.
Já a maior vitória do Criciúma, fora de casa, foi registrada no Brasileirão de 2004: 1 a 0. Rafael Toledo foi o autor do gol.
O resultado mais comum no confronto foi a vitória do Tigre por 1 a 0. O placar foi registrado em quatro partidas.
Em Campeonato Brasileiro da Série B foram dois jogos. Uma vitória para cada equipe. Os dois jogos ocorrem em 2016. No dia 30 de julho, no Rio de Janeiro, vitória do Vasco por 2 a 1. Os gols do Vasco marcados por Éderson e Thalles. Diego Giaretta fez para o Tigre.
Já no dia 19 de novembro, no Heriberto Hülse, o Tigre venceu por 1 a 0. Roberto marcou o gol da vitória tricolor, neste que foi o último confronto entre as duas equipes.
As coincidências
A exemplo deste ano, o último confronto entre Criciúma e Vasco foi em um sábado à tarde, com início às 16h30, e também teve o árbitro Leandro Pedro Vuaden no apito.