A enxadrista criciumense Clara Dias, de 15 anos, conquistou o título de campeã do xadrez feminino nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) Sub-18 de 2024, realizados nesta quinta-feira (23) em Aracaju, Sergipe. Clara, atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/ACX, agora representará a Seleção Brasileira no ISF Gymnasiade U18, evento multiesportivo mundial que ocorrerá de 23 a 31 de outubro em Manama, no Bahrein.
Clara, aluno do colégio Leme, obteve cinco vitórias e um empate na competição, disputada no estilo Ritmo Pensado. "Clara Dias demonstra força e potencial muito grande vencendo uma competição Sub-18 deste nível, com apenas 15 anos. Mais uma vez, ela coloca o município e o xadrez criciumense em evidência no plano internacional. Estamos felizes com essa conquista, que é fruto de muito trabalho e dedicação da atleta", disse Claudionor Pirola, técnico de xadrez da FME de Criciúma.
Os JEB's Sub-18 são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Clara representou o Colégio Leme e a Seleção Catarinense de Xadrez, que ficou em terceiro lugar por equipe no Ritmo Blitz. Santa Catarina conquistou o troféu de segundo lugar na somatória geral.
Destaques de Clara Dias em 2024
Clara Dias teve um excelente ano de 2024. Em janeiro, destacou-se em três competições: Criciúma Chess Open, Floripa Chess Open e Sampa Chess Open, subindo excepcionalmente no ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Em 1º de março, alcançou a maior classificação entre as atletas brasileiras que ainda não haviam conquistado vaga na Seleção Brasileira, garantindo a última das cinco vagas para a 45ª Olimpíada Mundial de Xadrez. Clara será a atleta mais jovem da delegação brasileira na competição, que acontecerá de 10 a 23 de setembro em Budapeste, Hungria.
Em março, Clara venceu o Campeonato Estadual de Categorias na categoria Sub-18 Feminina, garantindo vaga no Campeonato Brasileiro de Categorias, onde também foi campeã na categoria Sub-16 Feminino. Com esses resultados, Clara representará o Brasil em três campeonatos: Sul-Americano, Panamericano e Mundial.
O Festival Panamericano de Xadrez será em Orlando, Estados Unidos, de 14 a 20 de julho. O Festival Sul-Americano acontecerá no Uruguai, de 1º a 13 de dezembro. Já o Mundial terá duas etapas: em outubro, em Florianópolis, e em novembro, na Itália.
"Apesar da pouca idade, Clara já mostra ser um grande talento de Criciúma. Seus resultados são fruto de muita dedicação e estudo. Mérito também para os professores Claudionor Pirola e Gisele Leacina, que souberam identificar e lapidar suas habilidades", comentou Adriano Osellame, presidente da FME de Criciúma.
--
Colaboração: Émerson Justo